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Invest Paraná e Shopee lançam capacitação de vendas on-line para pequenos empreendedores

A Invest Paraná lançou nesta terça-feira (27) em parceria com a Shopee, marketplace que conecta vendedores, marcas e consumidores, o Programa de Incubação Shopee VRS. A ação vai capacitar no período de três meses 30 pequenos empreendedores do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) para vender seus produtos na plataforma.

Foto: Gabriel Rosa/AEN

A parceria da agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado com a empresa tem o objetivo de dar mais visibilidade aos produtos do VRS, programa que valoriza as qualidades econômicas de cada região do Paraná, inserindo valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e até históricos de produção.

O Vocações Regionais Sustentáveis atua em quatro regiões: na Mata Atlântica, no Litoral, com a venda de produtos de banana, palmito pupunha, açaí juçara, frutas sazonais e turismo; na região Centro-Sul, com erva mate e pinhão; no entorno da futura Represa do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, na produção agrícola local; e no Vale do Ribeira, área que é grande produtora de tangerina e com grande potencial turístico.

O Programa de Incubação Shopee VRS oferecerá uma série de treinamentos para os empreendedores. A capacitação vai envolver tópicos essenciais para as vendas on-line como logística, embalagens, prazos de validade, entre outros. A parceria também prevê a criação de uma página exclusiva de produtos do VRS na plataforma da Shopee.

Foto: Gabriel Rosa/AEN

“Essa parceria vai permitir que os pequenos empreendedores do VRS tenham uma gôndola eletrônica para vender seus produtos não só no Paraná, mas para todo Brasil, e de forma simplificada. Será uma inclusão digital, permitindo que esses empreendedores tenham acesso a vendas on-line, com a Shopee dando assessoria completa na plataforma”, destacou o diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves.

Head de Relações Governamentais da Shopee, Luciana Hachmann afirma que a empresa está animada com a parceria. “Queremos fomentar as vendas dos pequenos produtores do VRS e contribuir com o desenvolvimento desses negócios”, comentou.

MAIS VENDAS – Proprietário da Cachaçaria Estação Antonina, no Litoral, Hamilton Cerqueira Lima será um dos empreendedores da capacitação. Com o treinamento, ele espera deslanchar as vendas on-line, que hoje são feitas de forma esporádica. A previsão, aponta Lima, é de que as vendas possam crescer até 30% – atualmente, a empresa vende entre 2 mil e 3 mil litros de cachaça por mês.

“Essa é uma oportunidade de a gente crescer. Hoje vendo pouco na internet, por isso estou nesse processo com a Shopee, que vai nos trazer um amplo mercado para comercializarmos para o Brasil inteiro”, disse.

Elizabete Capeleti, do Grupo Capeleti, de União da Vitória, que produz produtos de erva-mate, diz que acredita que a capacitação do marketplace vai melhorar as transações on-line da empresa. Ela calcula a possibilidade de expansão entre 10% e 20% nos pedidos dos dois produtos que vai incluir no espaço do VRS na Shopee: um chá mate de preparação rápida e um energético em pó também de erva-mate

“A Shopee veio para trazer mais visibilidade, aproveitando esse engajamento do governo do estado em fortalecer o mercado dos pequenos e médios produtores, principalmente do interior. É importante essa parceria porque dentro da plataforma teremos mais visibilidade e, consequentemente, vendas maiores dos nossos produtos, facilitando a entrega aos clientes”, afirmou Elizabete.

Já a empresária Juliane Rutckeviski, da empresa Inyd Clean, de São Mateus do Sul, também na região Sul do Estado, pretende ganhar divulgação com a parceria da Invest Paraná com a Shopee. A empresa desenvolveu há cerca de um ano um detergente mais sustentável, que elimina de sua composição uma série de produtos nocivos ao meio ambiente a partir da utilização de extrato de erva-mate.

“Queremos divulgar o produto com essa parceria com a Shopee, além de poder aprender sobre logística, sobre vendas na internet e aumentar esse campo. Hoje, vendemos muito pouco pela internet. Espero aprender para aumentar a logística, a divulgação e o conhecimento da nossa marca”, afirmou.

Foto: Gabriel Rosa/AEN

SHOPEE – A Shopee é um marketplace que conecta vendedores e consumidores em uma experiência de compra fácil e segura. Lançada em 2015 em Singapura, a Shopee chegou ao Brasil em 2019 e, atualmente, conta com uma equipe de mais de 10 mil funcionários e dois escritórios na cidade de São Paulo. A empresa possui 10 centros de distribuição e mais de 100 hubs logísticos por todo o País para atender as vendas dos seus mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, que hoje são responsáveis por 90% das transações da plataforma.

A Shopee tem como compromisso ajudar marcas e empreendedores locais a se digitalizarem e terem sucesso no comércio eletrônico, contribuindo para a economia do país. A plataforma faz parte da Sea Limited (NYSE: SE), líder global de internet para consumidores, cuja missão é melhorar a vida dos consumidores e pequenas empresas com tecnologia por meio de seus três negócios principais: Shopee, Garena e SeaMoney.

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