Madeira, Celulose e Papel
Pioneiro em plantios florestais em larga escala, o Paraná abriga a segunda maior área plantada de pinus do Brasil.
Existem, atualmente, 1,17 milhão de hectares plantados com árvores para fins comerciais, representando quase 6% do território paranaense.
De pinus, são aproximadamente 710 mil hectares.
O Paraná é líder na produção de pinus para papel e celulose, sendo responsável por 49,8% da produção nacional.
O estado vem em segundo segundo lugar em valor de produção de florestas plantadas, chegando a R$ 5,1 bilhões.
O Paraná apresenta condições climáticas favoráveis e características competitivas, como infraestrutura logística, proximidade com os principais centros consumidores, presença de centros de pesquisa e universidades, além de importantes polos industriais.
Há mais de 42 mil trabalhadores voltados à produção florestal e à fabricação de papel e celulose no Paraná,
considerando apenas os empregos diretos, aqueles em que a pessoa tem carteira assinada exclusivamente para determinado fim. O número ainda não inclui trabalhadores de empresas terceirizadas e nem os envolvidos no transporte de madeira e do material pronto, por exemplo.

Os polos florestais estaduais ficam concentrados do centro para o leste do Paraná e representam 85% dos plantios do estado.

É no Paraná que ficam duas fábricas de papel da maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil: a Klabin
Em nível internacional, segundo o Ministério de Minas e Energia, o Brasil é o 2.º maior produtor de celulose, responsável por mais de 11% do volume mundial, atrás apenas dos EUA.