Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná

O programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná (VRS), busca aprimorar as cadeias de valor de produtos tradicionais do Paraná para incentivar pequenos produtores e viabilizar abertura comercial.
Com a colaboração de mais de 30 parceiros institucionais, o programa visa incentivar o empreendedorismo local e fomentar a criação de processos inovadores que mantenham a floresta em pé, ao mesmo tempo em que geram fontes de renda. Criado em 2020, o VRS se consolidou como uma importante ferramenta de valorização da bioeconomia regional.
O VRS pauta suas ações e atividades na valorização do conhecimento tradicional, inserção de inovações tecnológicas, abertura de canais de vendas, fortalecimento do senso de pertencimento, e inclusão econômica e social. Dessa forma, valoriza a originalidade do produto local, com atenção especial às relações sociais, culturais e ambientais nas quais ele está inserido.

Mate, Pinhão, Banana, Pupunha, Juçara e Mandioca são algumas das cadeias de valor atendidas pelo VRS, que também apoia o turismo local, e atividades como o ecoturismo, Cicloturismo, Turismo de Aventura, turismo gastronômico, entre outras.

Como o programa funciona?

Um produto, uma histáoria

Valorizar a obrigatoriedade do produto local, com atenção especial às relações sociais, culturais e ambientes nas quais ele está inserido.

Diagnóstico

(Pesquisa)

Ação

Monitoramento

Acesso a novos Mercados

Ponto Paraná

Ponto Paraná é um projeto que vai construir pontos de encontro que liguem pessoas a uma amostra das infinitas riquezas das regiões do estado do Paraná. Serão paradas para descanso à beira das rodovias onde são vendidos produtos locais e fornecidas informações turísticas, fortalecendo o desenvolvimento regional com sustentabilidade.

Seguindo o modelo japonês Michi No Eki (em português, estações de estrada), as estações paranaenses vão operar 24 horas, oferecendo estacionamento gratuito, pontos de descanso, sanitários, alimentação e informações turísticas da região. O foco principal será a comercialização de produtos locais cadastrados no programa Vocações Regionais Sustentáveis!

Pular para o conteúdo