Com cerca de 10 mil habitantes e 80% da área ocupada por bacias hidrográficas, o que dificulta a implantação de empresas de maior porte, o município de Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, aposta no setor de telemarketing para atrair novos negócios e oferecer oportunidades de emprego à população, em especial à mais jovem.
A nova vocação da cidade, que é essencialmente agrícola, foi identificada com a participação de Agudos do Sul no programa Invest Cidades, que busca transferir aos municípios a metodologia que a Invest Paraná usa para a atração de empresas ao Estado. Lançado neste ano, o programa já ofereceu qualificações a 22 cidades paranaenses.
Para Agudos do Sul, o resultado chegou rápido: três meses após os gestores municipais participarem da capacitação, a curitibana Aliança Sul transferiu a sua matriz ao município, com a promessa de gerar cerca de 30 empregos diretos até o final do ano, com 12 pessoas já contratadas.
“Parece pouco, mas para a nossa cidade, que é pequena e não tem indústrias, equivale a uma empresa de grande porte, além de representar um grande ganho em termos de arrecadação”, afirma o prefeito Jessé Zoellner.
Para tornar a cidade mais atrativa para o setor, o Executivo municipal elaborou uma legislação com incentivos fiscais voltados para empresas de telemarketing, que recebeu consultoria da Invest Paraná e foi aprovada pela Câmara de Vereadores. “O apoio da Invest foi fundamental nessa fase, porque nunca tínhamos feito uma lei sobre incentivos fiscais. Com ela, garantimos a segurança jurídica para que mais empresas também possam se instalar aqui”, destaca Zoellner.
A instalação da empresa na cidade também teve outro fator determinante. Graças ao programa Empresa Fácil, que torna menos burocrática e mais rápida a abertura de um negócio através do sistema da Junta Comercial do Paraná, o alvará de funcionamento foi liberado em um dia.
METODOLOGIA – Os incentivos fiscais são apenas uma das medidas que as cidades podem adotar para se tornarem atrativas a novos negócios. Agência de atração de investimentos do Governo do Estado, que faz o meio de campo entre empresas e órgãos governamentais, a Invest Paraná oferece as mesmas ferramentas usadas no âmbito estadual às administrações municipais.
“A ideia principal da metodologia repassada aos municípios é que eles estejam organizados e tenham todas as informações necessárias para dar uma pronta resposta aos investidores”, explica Gustavo Cejas, diretor de Mercado e Novos Negócios da Invest Paraná.
A proposta é tornar os municípios paranaenses agentes de desenvolvimento local, com a capacitação de funcionários públicos e a estruturação de um plano de ação para atrair investimentos. “O Invest Cidades foi construído para que os municípios se tornem seu próprio agente de fomento, escritórios regionais para a atração de investimentos”, destaca.
O plano de ação deve conter todas as respostas que os investidores buscam: as áreas disponíveis na cidade para a instalação de empreendimentos, as condições de infraestrutura, saneamento, energia, telefonia, mão de obra, possibilidade de oferecer qualificação, rapidez na resposta para a concessão de alvará e uma legislação afinada para o tipo de empresa que pode atrair, observando as questões ambientais, como as áreas de mananciais, por exemplo.
A sugestão de incentivos fiscais que podem ser oferecidos às empresas, com a elaboração de uma legislação sólida, é feita de forma paralela à prospecção. “Foi o caso de Agudos do Sul, que identificou a possibilidade de criar um incentivo para empresas de telemarketing, aprovou na Câmara e tornou a cidade atrativa para essa área”, destaca Cejas. “Ficamos felizes em ver um município pequeno fazer esse processo de forma tão dinâmica e obter êxito rapidamente. Deixamos o cenário mais eficiente, mas a prefeitura é quem foi atrás de um novo negócio”.
VOCAÇÕES REGIONAIS – Outra proposta do programa é identificar as vocações regionais do Paraná, para que as cidades prospectem novos negócios levando em conta os empreendimentos já instalados em sua região. A ideia é adensar os setores para atrair indústrias relacionadas à área já em desenvolvimento.
Com o fomento às vocações regionais, a Invest pode indicar os melhores locais para a instalação de determinada empresa, além de ajudar os municípios a buscarem parcerias com instituições de ensino e pesquisa, na oferta de capacitações aos moradores dessas cidades, levar a feiras e eventos do setor, entre outras alternativas.
É o caso de Agudos do Sul, que agora com uma legislação robusta de incentivos fiscais, quer atrair mais empresas de telemarketing e já está preparando uma cartilha com esse fim. Além disso, a infraestrutura e a localização da cidade, que fica no chamado segundo anel da Região Metropolitana, próxima à divisa com Santa Catarina, é outro diferencial.
“A ideia é espalhar essas empresas pela cidade, onde elas podem encontrar um celeiro grande de jovens que têm a possibilidade de iniciar o trabalho imediatamente. Foi a forma que encontramos de manter nossos jovens aqui, com oportunidades de trabalho”, ressalta o prefeito. “Temos uma boa infraestrutura, estamos próximos de Curitiba e de Santa Catarina e a poucas horas do porto e do aeroporto”.
COMO PARTICIPAR – Para ter acesso à capacitação do programa Invest Cidades, a prefeitura deve solicitar a documentação para adesão através do e-mail [email protected]. A Invest então agenda o treinamento, passa o material de apoio e o acesso às plataformas auxiliares, além de continuar dando suporte ao município. Todo o processo é gratuito.